A tua igreja local possui uma declaração da missão? 

Você saberia recitar essa missão de cabeça? 
Nas últimas décadas se tornou comum as igrejas aderirem às declarações de visão e missão. Junto veio a crítica de que isso seria algo do mundo corporativo sendo integrado às igrejas. 
Declarações quanto à visão e à missão, uma lista de valores, objetivos e metas remetem ao planejamento estratégico, tão comum nas empresas.

Muitas pessoas, inclusive, sequer entenderam a diferença entre missão e visão. Talvez, porque não seja mesmo assim tão claro. A bibliografia disponível não é assim tão consensual a respeito das definições. 

Falar em missão na igreja não é nada novo. Porém, quando uma igreja decide trabalhar no seu planejamento estratégico e passa a confeccionar uma declaração de missão, será que se trata da mesma missão histórica da qual sempre se falou?

A resposta é SIM

A missão da igreja não pode ser outra do que a missão de Deus. Logo, uma declaração de missão nada mais é do que o resultado do esforço em resumir numa frase curta a missão de Deus por meio da Igreja. O propósito consiste em ajudar toda a igreja a estar consciente dessa missão, da razão de ser da igreja. 
A missão de Deus consiste em redimir a sua criação. A igreja, o povo de Deus, é enviada ao mundo para testemunhar do amor de Deus, anunciando a boa notícia e fazendo discípulos de Jesus. Esta não é apenas uma missão para a qual algumas igrejas são chamadas a se envolverem. É a missão para toda a Igreja de Jesus. Assim, quando falamos de uma declaração de missão estamos falando do propósito de Deus para toda a Igreja. 
A visão, por sua vez, seria algo mais específico. Seria algo específico sobre os propósitos de Deus para uma determinada congregação situada num determinado contexto e num período de tempo bem delimitado. Logo, trata-se de algo bem estratégico. Depende de discernimento quanto à realidade e contexto local. 
A missão responde à pergunta sobre o que Deus espera de sua Igreja
A visão responde a pergunta sobre o que Deus deseja fazer nos próximos anos por meio de nossa igreja local ali onde estamos inseridos. Onde e como queremos estar daqui a três ou cinco anos? 
Apesar das críticas, trabalhar nesse tipo de declaração e num planejamento para a igreja é extremamente importante. Se Deus deseja algo por meio de sua igreja neste mundo, cabe, então, a nós, discernirmos a vontade divina, termos clareza de sua missão no mundo e, nos juntarmos ao que Deus já está realizando. Para isso, um bom planejamento fornece clareza, discernimento e foco. 
Por onde começar? 
É preciso começar pelo óbvio. Sem conhecermos quais são os propósitos de Deus, o que Ele está fazendo, estaremos apenas nos enganando em nosso ativismo religioso. É preciso começar pelas Escrituras. 
Qual é a missão de Deus? 
No caso da visão, depois de obtermos clareza da missão de Deus, devemos também conhecer muito bem a realidade local. Será necessário um estudo sério e abrangente da comunidade, seu contexto e realidade. O que Deus deseja fazer por meio de nossa igreja local? 
Preciso dizer ainda mais uma coisa. Depois de obtermos clareza quanto à missão de Deus e a visão da igreja local, restará mais um desafio: transformar isso numa frase sucinta, clara, objetiva e que remete à ação. Declarações complexas, muito longas, abstratas, com palavreado muito teológico ou acadêmico acabarão não fazendo mais do que enfeitar a parede numa moldura bonita. Simplifique. Objetividade é tudo. 
E a tua igreja, ela possui esse tipo de declaração? 
Você a conhece e conseguiria recitar de cabeça? 
Na tua opinião ela é eficaz ao que se propõe?

Descubra mais sobre Teologia Missional

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Um espaço dedicado a explorar a igreja e a teologia a partir de uma perspectiva missional. Aqui, buscamos refletir sobre a missão de Deus no mundo, como a igreja pode viver de forma fiel ao chamado cristão e como podemos aplicar os ensinamentos bíblicos de maneira prática e transformadora em nossa sociedade.