Pense por um instante nas instituições que sustentam sua vida cotidiana e que você provavelmente toma como naturais. A universidade onde alguém da sua família estudou ou sonha estudar. O hospital que atende quem chega, rico ou pobre, com ou sem condições de pagar. O tribunal onde, ao menos em tese, o acusado tem direito de defesa. As redes de assistência que amparam órfãos, idosos e desamparados.

Tratamos tudo isso como se fosse o estado natural das coisas, como se qualquer civilização suficientemente avançada inevitavelmente produzisse hospitais públicos, universidades e garantias jurídicas. Mas a história conta outra coisa. Essas instituições não brotaram do nada. Não são consequência automática do progresso humano. Elas têm uma origem concreta, e essa origem passa por uma revolução moral que o mundo antigo, sozinho, jamais teria produzido.

Num artigo anterior, refletimos sobre como os valores morais do Ocidente, a dignidade humana, a compaixão pelos fracos, a igualdade essencial, são herança cristã, ainda que muitos já não reconheçam essa origem. Agora quero dar um passo adiante e olhar não para os valores abstratos, mas para algo mais concreto: as instituições. Porque valores, quando levados a sério, viram estruturas. E foi exatamente isso que aconteceu.

O Mundo Que o Cristianismo Encontrou

Para entender a magnitude da transformação, é preciso primeiro entender o ponto de partida. E o ponto de partida não era bonito.

No Império Romano, o poder era sagrado no sentido mais literal: o imperador era cultuado como divindade. A força era virtude. O forte dominava o fraco, e isso era considerado a ordem natural das coisas. A sociedade se estruturava sobre a escravidão em massa, não como anomalia envergonhada, mas como fundamento econômico aceito sem maior questionamento. A mulher era juridicamente subordinada. E o abandono de bebês indesejados, especialmente meninas ou crianças com deficiência, era prática corrente e legalmente tolerada.

É verdade que havia filósofos nobres. Os estoicos, como Sêneca e Marco Aurélio, falavam de uma razão universal comum a todos os homens. Era um pensamento elevado, mas permaneceu restrito a uma elite intelectual e não transformou as estruturas da sociedade. Marco Aurélio podia escrever meditações sublimes sobre a fraternidade humana enquanto presidia um império movido a escravidão e conquista. O pensamento bonito coexistia, sem grande tensão, com a brutalidade estrutural.

Faltava algo. Faltava um fundamento que tornasse a dignidade humana não um ideal filosófico para poucos, mas uma verdade inegociável sobre cada pessoa, independentemente de sua utilidade, seu status ou sua força.

A Revolução da Imagem de Deus

Esse fundamento veio de uma fonte específica. A tradição judaico-cristã afirmava algo que, no contexto antigo, era revolucionário: todo ser humano é criado à imagem e semelhança de Deus. A expressão latina que a teologia usa é Imago Dei, imagem de Deus.

Pense no que essa ideia implica. Se cada pessoa carrega a imagem do Criador, então o valor dela não depende de sua posição social, de sua riqueza, de sua saúde ou de sua utilidade econômica. O escravo carrega a imagem de Deus tanto quanto o senador. A criança abandonada tanto quanto o imperador. A mulher tanto quanto o homem. O leproso tanto quanto o saudável. O valor é intrínseco, está na pessoa, não no que ela produz ou representa.

E Jesus não deixou essa ideia no plano abstrato. Ele a encarnou em ações concretas. Tocou leprosos que ninguém tocava. Conversou com mulheres que a sociedade marginalizava. Acolheu crianças num mundo que as descartava. Comeu com pecadores e excluídos. E disse algo que se tornaria o fundamento de toda uma civilização de cuidado: “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mateus 25:40).

Essa frase é uma bomba lançada contra a lógica do mundo antigo. Ela afirma que servir o mais insignificante é servir o próprio Deus. Que o desamparado não é um peso a ser descartado, mas alguém em quem Cristo se faz presente. A partir dessa convicção, o cuidado com o vulnerável deixou de ser caridade opcional e virou dever moral absoluto. E deveres morais absolutos, quando uma comunidade os leva a sério, produzem instituições.

O Nascimento do Hospital

No mundo antigo existiam lugares de cura, mas eles tinham função utilitária. Os valetudinaria romanos serviam para recuperar soldados e escravos, ou seja, para restaurar a capacidade produtiva de quem era economicamente valioso. O pobre doente, sem utilidade militar ou econômica, era simplesmente desamparado. Ninguém tinha obrigação de cuidar dele.

O cristianismo inverteu essa lógica. Se cada doente carrega a imagem de Deus, e se cuidar dele é cuidar do próprio Cristo, então o cuidado não pode depender da utilidade do enfermo. Tem que ser universal.

Foi dessa convicção que nasceu algo inédito na história: o hospital como instituição de cuidado gratuito e universal. Por volta do ano 370, em Cesareia, o bispo Basílio Magno fundou um complexo assistencial tão grande que ficou conhecido como uma verdadeira cidade do cuidado, com atendimento a doentes, abrigo para leprosos isolados e acolhimento para os necessitados. Não era um lugar para recuperar trabalhadores produtivos. Era um lugar para cuidar de quem precisava, simplesmente porque precisava.

Esse modelo se multiplicou. Hospitais geridos por comunidades religiosas e ordens monásticas se espalharam pela Europa ao longo dos séculos seguintes, frequentemente ao longo das rotas de peregrinação. Em muitos deles, o doente era tratado com uma dignidade impensável no mundo antigo, como se fosse o senhor da casa, e não um fardo tolerado. A lógica de poder havia sido invertida: o vulnerável passava a ser o centro do cuidado, não a margem descartável.

A Universidade e o Direito Que Limita o Rei

A mesma revolução tocou o conhecimento e a justiça, embora por caminhos distintos.

No Ocidente, a primeira universidade no modelo que conhecemos surgiu em Bolonha, na Itália, por volta de 1088. E o que aconteceu ali merece atenção, porque não foi simples repetição do saber antigo. Foi uma síntese. Os juristas medievais de Bolonha herdaram a sofisticada técnica jurídica de Roma, a estrutura de contratos, propriedade e processos. Mas preencheram essa estrutura técnica com um conteúdo ético que Roma não tinha: a dignidade humana, a justiça universal, a equidade.

A diferença é profunda. O direito romano clássico podia ser frio e implacável, resumido na máxima dura lex, sed lex, “a lei é dura, mas é a lei”. Os juristas formados na tradição cristã introduziram um princípio corretivo: a equidade. Se a aplicação literal de uma lei resultasse em crueldade contra um vulnerável, a lei deveria ser flexibilizada para garantir a justiça real. A letra da lei não podia esmagar a pessoa que a lei existia para proteger.

E houve algo ainda mais revolucionário. Por volta de 1140, o monge Graciano realizou um trabalho monumental de organização do direito da Igreja, contribuindo para fundir princípios do direito canônico com o direito civil. Dessa tradição emergiu uma ideia que mudaria a história política do Ocidente: a de que o próprio rei está submetido à lei. Que existe uma lei superior, fundada na justiça divina, à qual até o poder mais alto deve obediência. E que uma lei humana que contrariasse essa justiça fundamental seria, por isso mesmo, inválida.

Pense na importância disso. A noção de que o governante não está acima da lei, mas sob ela; de que existe um padrão de justiça que limita o poder arbitrário; de que o indivíduo tem direitos que nem o rei pode violar. Essas ideias, que estão na raiz de toda a tradição de direitos humanos e do Estado de Direito, foram cultivadas nesse caldo onde a técnica jurídica romana encontrou a antropologia cristã. Há historiadores que enxergam aí, inclusive, as sementes dos direitos individuais e da própria ideia de assistência jurídica ao desamparado, a raiz distante daquilo que hoje conhecemos como defensoria pública.

Proteger Quem Ninguém Protegia

A revolução institucional alcançou também os mais indefesos de todos: as crianças abandonadas e os idosos sem família.

Diante da prática romana de abandonar bebês indesejados, as comunidades cristãs desenvolveram, desde cedo, uma cultura de acolhimento dos enjeitados, contrária ao infanticídio e ao abandono que o mundo antigo tolerava. Com o tempo, esse cuidado se institucionalizou. Já na Idade Média, e de forma mais sistemática a partir dos séculos XII e XIII, surgiu um mecanismo específico que se tornaria conhecido como roda dos expostos: um dispositivo giratório instalado na parede de conventos, hospitais e casas de misericórdia, onde um bebê podia ser deixado anonimamente, sem que a mãe fosse identificada ou exposta. A criança era recolhida, alimentada, criada e, mais tarde, ensinada e inserida em algum ofício. Era uma resposta concreta e estrutural a um problema que o mundo antigo simplesmente aceitava.

Da mesma forma surgiram casas de amparo para idosos desamparados, pessoas que, tendo perdido a capacidade produtiva e a família, no mundo antigo seriam abandonadas à própria sorte. E as guildas medievais, as corporações de ofício, operavam frequentemente sob essa mesma ótica: mantinham fundos comuns para sustentar viúvas, órfãos e trabalhadores incapacitados por doença. Era uma forma embrionária de previdência e seguridade social, nascida não de cálculo econômico, mas da convicção de que ninguém, por mais inútil que o mundo o considerasse, era descartável aos olhos de Deus.

A Casa Cujos Alicerces Esquecemos

Tom Holland, o historiador britânico que estudou profundamente a Antiguidade, chegou a uma conclusão que ele próprio não buscava: os valores que usamos para julgar o mundo antigo como bárbaro não vêm do mundo antigo. Vêm do cristianismo. Quando condenamos a escravidão, o infanticídio, a crueldade contra os fracos, estamos usando categorias morais que Roma não possuía e que a revolução cristã introduziu na história.

O que a história das instituições nos permite acrescentar é que essa revolução não ficou no plano das ideias. Ela se cristalizou em pedra, em instituições, em estruturas que atravessaram os séculos e que ainda hoje sustentam nossa civilização. O hospital, a universidade, o direito que limita o poder, a assistência ao desamparado, tudo isso é a tradução institucional de uma convicção teológica: a de que cada ser humano tem dignidade inegociável porque carrega a imagem de Deus.

É importante não cair em triunfalismo ingênuo. A Igreja institucional cometeu, ao longo da história, graves injustiças e traições aos próprios princípios que professava. Houve cruzadas, inquisições, corrupção, conivência com o poder. Reconhecer a herança cristã das instituições ocidentais não significa idealizar a história da cristandade. Significa apenas reconhecer, com honestidade histórica, que as estruturas de cuidado e justiça que valorizamos não surgiram do vácuo, e que sua fonte foi uma antropologia específica.

A imagem que melhor descreve nossa situação é a de uma casa. O Ocidente moderno habita uma casa cujos alicerces foram lançados pela ética cristã. Usa os cômodos, desfruta da estrutura, se beneficia da proteção, mas muitos de seus moradores já não reconhecem quem construiu os fundamentos, e alguns até negam que tenham sido construídos por alguém.

A pergunta que isso nos coloca não é apenas histórica. É existencial e urgente. Se as instituições que mais valorizamos nasceram de uma convicção sobre a dignidade humana fundamentada em Deus, é possível mantê-las indefinidamente depois de remover esse fundamento? Ou estamos vivendo de uma herança acumulada que, esgotada a fonte, tende a se desgastar? Um hospital que não cuida mais por convicção sobre a dignidade do doente, mas apenas por cálculo de custo, ainda é a mesma instituição? Um direito que não reconhece mais uma justiça superior ao poder, mas apenas a vontade de quem governa, ainda protege o vulnerável?

Não tenho a pretensão de responder tudo isso num artigo. Mas acho que vale a pena lembrar de onde viemos. Porque quem esquece os alicerces da casa em que mora corre o risco de, sem perceber, começar a demoli-los, imaginando que a casa permanecerá de pé sozinha.

Você já tinha pensado que instituições tão comuns como o hospital ou a universidade têm raízes nessa revolução? O que essa consciência muda na forma como enxergamos nossa sociedade? Deixe nos comentários.

A admiração por Roma durou até Holland começar a estudá-la de verdade. O que encontrou lá dentro levantou uma pergunta que não tinha como ignorar:
de onde vêm os critérios morais e os valores que deram origem às instituições de cuidado?

Domínio é o resultado dessa virada. Holland não é cristão, não escreve como apologista e não tinha nenhum interesse em chegar onde chegou. É precisamente isso que torna o livro fundamental para discernirmos a história: a tese não parte da fé, parte da evidência. Seiscentas páginas de história reconstruída do mundo greco-romano até a modernidade, mostrando como valores que hoje parecem óbvios não eram óbvios para ninguém antes do cristianismo os tornar possíveis.

Às vezes a defesa mais honesta da fé vem de quem não estava defendendo nada.


LEIA MAIS…

O Cristianismo Invisível do Ocidente: Por Que Nossa Moral Ainda é Profundamente Cristã

Fé no trabalho: culto de segunda-feira

Este devocional explora 1 Tessalonicenses 4:11-12, onde Paulo corrige cristãos que abandonaram o trabalho por excesso de expectativa escatológica. Trabalho honesto, feito com integridade, é parte do testemunho cristão diante do mundo. O evangelho não tira o cristão do trabalho para uma vida mais espiritual: devolve ao trabalho seu propósito original desde a criação.

A Alma Católica dos Evangélicos: onde a Reforma ainda não Chegou

A conversão evangélica nem sempre muda o modo de a pessoa se relacionar com Deus. A partir de Augustus Nicodemus e Leonardo De Chirico, este artigo examina que disposições da religiosidade católica podem sobreviver entre evangélicos, o que de fato separa as duas tradições e por que a Reforma precisa continuar também dentro das igrejas…

Sofrimento: quando a fé amadurece

Este devocional explora 1 Pedro 4:12-13, onde o apóstolo instrui cristãos perseguidos a não estranharem o sofrimento como algo alheio à fé. O sofrimento por causa de Cristo funciona como fogo que revela o que é genuíno e une o cristão à própria experiência de Jesus. Deus não desperdiça dor: usa-a para amadurecer o que…


Descubra mais sobre Teologia Missional

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Um espaço dedicado a explorar a igreja e a teologia a partir de uma perspectiva missional. Aqui, buscamos refletir sobre a missão de Deus no mundo, como a igreja pode viver de forma fiel ao chamado cristão e como podemos aplicar os ensinamentos bíblicos de maneira prática e transformadora em nossa sociedade.

Descubra mais sobre Teologia Missional

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo